Mais segurança para São Gonçalo

A diretoria e o jurídico do SINDSPEF-SG se reuniram no dia 5 de maio na Guarda Municipal com o comandante Machado, o subcomandante Fernandes e a coordenadora da Ronda Escolar, Andreia Rosa, para esclarecer assuntos como as agressões sofridas pela guarda Adriana Leocádio na Praia das Pedrinhas pelo vereador Lucas Muniz e seu assessor Henrique Rodrigues, do fortalecimento da segurança no Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçú e em outras unidades escolares e da implementação da lei 13.022 que prevê, entre outras medidas, o armamento da Guarda Municipal.

O comandante Machado se mostrou solidário à guarda municipal Adriana e a qualquer iniciativa que venha tomar, seja na abertura de inquérito contra os agressores, seja no encaminhamento, através do SINDSPEF-SG de uma ação de repúdio à Câmara, para que Muniz responda pelos seus atos à luz do código de ética da Casa Legislativa. Sobre o assunto, a presidente do SINDSPEF-SG, Rosangela Coelho, observou: “No dia da sessão que vai tratar do assunto a Guarda Municipal e demais servidores devem estar presentes. O objetivo é para que nenhum outro faça a mesma coisa com qualquer servidor público”.

Os altos níveis de insegurança e criminalidade nos arredores do Colégio Municipal Presidente Castello Branco também são motivo de preocupação. Vários professores foram assaltados em frente à garagem. Sem porteiro, os docentes são obrigados a saírem do carro e abrir o portão por conta própria. É justamente nesse momento que ocorre o assalto. A coordenadora da Ronda Escolar, Andreia Rosa, está ciente do problema e anunciou que foi oferecido à Guarda Municipal um espaço da escola para a instalação da 1ª Inspetoria da Ronda Escolar na cidade.

“O espaço foi cedido e autorizado pelo secretário Diego São Paio. Agora precisamos acelerar as obras de adequação do prédio para receber os guardas e os equipamentos. Mas enquanto a inspetoria não for instalada, vamos intensificar as ações da inteligência da guarda (G2) e a ronda nas laterais da escola com o apoio da Rota Ostensiva Municipal (ROMU)”, garantiu a coordenadora.

O comando da Guarda Municipal informou que o centro de vídeo-monitoramento está pronto e que nesse mês a prefeitura começa a instalação das câmeras, fixadas em lugares estratégicos da cidade. Os ônibus de monitoramento, cedidos pelo governo federal, estão prestes a entrar em funcionamento, apenas aguardando a regularização dos documentos e a finalização dos trâmites burocráticos.

“Todas essas ações darão ao gonçalense uma sensação maior de segurança. Vamos trabalhar como agentes complementares à Polícia, tanto na prevenção como na repressão à criminalidade”, relatou o Comandante Machado, que acredita ser de fundamental importância para o município implementar a lei federal 13.022/14 que regulariza as novas atribuições da instituição no auxílio da manutenção da ordem pública.

Ao final da reunião, ficou acertado um novo encontro entre o SINDSPEF-SG e a Guarda Municipal para debater as formas de implementação da Lei 13.022 no município.

PONDO AS CARTAS NA MESA, SINDSPEF SE REÚNE COM SECRETARIO DE SAÚDE DE SÃO GONÇALO PARA ESCLARECER BO
SINDSPEF -SG se reúne com servidores do Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, em Alcântara