Nossa História

Em 1998, um grupo de servidores municipais da área de saúde decidiu unir forças contra a grande opressão exercida pelo governo na época, pois havia a necessidade da presença de uma entidade que representasse a classe. Desta forma foi criada a ASPEF – Associação de Servidores Públicos Efetivos.

Esta atitude resultou em represálias por parte dos governantes e alguns funcionários sentiram-se ameaçados, mas o espirito de luta e união dos servidores prevaleceu.

Em 2001 a Associação iniciou uma grande batalha contra o governo para o pagamento dos vales-transportes atrasados, convocando a imprensa e negociando com os governantes a solução para o problema.

Em 27 de junho de 2006 aconteceu o encontro de servidores de todas as secretarias, visando a mobilização municipal reivindicando melhor atendimento, melhores condições de trabalho e melhores salários.

E após este encontro foi realizada uma assembleia para avaliação e por solicitação de servidores de outras secretarias a Associação tornou-se ampla para todos os servidores efetivos do município de São Gonçalo.

Assim, houve a necessidade de uma alteração estatutária.

Em 18 de fevereiro de 2009, todas as exigências, de acordo com a portaria nº186, de 10 de abril de 2008, foram cumpridas. E a Associação conquistou o direito de se tornar um sindicato.

Nasceu assim o SINDSPEF-SG.

Presente em todos ramos de atividades públicas municipal, o SINDSPEF-SG é uma organização sindical composta por servidores públicos efetivos de cargos e carreiras do município de São Gonçalo.

É o órgão de valorização, representação e defesa dos interesses dos servidores públicos municipais, como direitos sociais, segurança, bem-estar, igualdade e justiça, valores supremos de uma sociedade democrática, pluralista e sem preconceitos.

O SINDSPEF-SG está organizado por setores: Presidência, Vice-presidência, Secretaria Geral, Tesouraria Geral, Direção de Valorização Profissional e Direção de Assuntos Institucionais.

​Defende a liberdade e autonomia sindical com o compromisso e o entendimento de que os trabalhadores têm o direito de decidir livremente sobre suas formas de organização, filiação e sustentação financeira, com total independência frente aos Gestores Municipais (Executivo e Legislativo), partidos e agrupamentos políticos, credos e instituições religiosas e a quaisquer organismos de caráter programático ou institucional.

Desde a sua fundação, o SINDSPEF-SG tem atuado incansavelmente pela garantia e ampliação de direitos da classe trabalhadora na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história do município de São Gonçalo.

Nossa Localização

Gabriel de Abreu

Nosso FAQ

• Por que me associar?

​O SINDSPEF é uma instituição reconhecidamente séria, que atua desde 1998 em defesa dos servidores efetivos de São Gonçalo. Neste período obtivemos diversas conquistas para o bem-estar dos trabalhadores. Ainda há muito por fazer, por isso é muito importante a sua participação.

• Como faço para me associar?

​Sendo servidor efetivo, basta preencher a Ficha de Inscrição disponibilizada em nossa sede ou entrar em contato via telefone ou e-mail.

• Qual o benefício em me associar?

É a valorização do servidor efetivo através da assessoria jurídica, impedindo o abuso da administração pública direta e indireta ao servidor. Lembrando que para que isso aconteça é necessário que o servidor entre em contato conosco.

Além de benefícios agregados: Assistência médica, odontológica e lazer, com valores bem abaixo do mercado. O servidor pode pagar sem pesar em seu orçamento.

• Quanto é descontado do meu contracheque?

1% de sua remuneração mensal. (Remuneração = vencimento-base + gratificação).

• Como são feitos os descontos?

​Através da vinda ao sindicato autorizando por escrito a sua associação, ou ligando para que nós possamos ir até você.

Esses descontos são facultativos (livres).

SINDSPEF NÃO FAZ DESCONTOS COMPULSÓRIOS (obrigatórios).

• Como faço para me desassociar?

​A qualquer tempo, desde que o pedido seja por escrito e assinado.