Jefferson Oliveira

Batemos um papo com o sargento bombeiro Marcos Marques

*Por Priscila Dias.

Se prevenir contra incêndio é a coisa mais básica que existe, certo? Sim, mas infelizmente isso ainda é muito negligenciado, seja nas residências, empresas ou pelo poder público.

Sobre esse assunto, trocamos uma ideia com Jefferson Oliveira, Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil e Resgatista, que atua com ações educativas em diversos espaços do município.
Oliveira estará mais tarde participando da LIVE dentro da programação da “Semana de medicina e prevenção contra acidentes do trabalho” em celebração ao ABRIL VERDE, promovida pelo Sindspef.
𝗤𝘂𝗮𝗹 𝗼 𝗽𝗮𝗽𝗲𝗹 𝗱𝗼 𝗕𝗼𝗺𝗯𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗖𝗶𝘃𝗶𝗹?
O principal papel do Bombeiro Civil é no acontecimento adverso socorrer pessoas ou comunidades atingidas a fim de minimizar as situações de risco ou vulnerabilidade em que elas se encontram. Além de possuir atribuições específicas e objetiva a solidariedade humana. O Bombeiro Civil tem como lema a vida humana.
𝗤𝘂𝗲 𝗮çõ𝗲𝘀 𝗼 𝗕𝗼𝗺𝗯𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗖𝗶𝘃𝗶𝗹 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘁𝗼𝗺𝗮𝗿 𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗲𝘃𝗲𝗻çã𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗰ê𝗻𝗱𝗶𝗼𝘀?
O Bombeiro Civil pode promover algumas ações inclusive educacionais como forma de prevenção a incêndios. Dentre elas nas escolas, elaborando simulados e orientando alunos e professores de como proceder à evacuação do local em caso de incêndio. Ressalta-se que o Bombeiro Civil além de combater incêndios e atuar em tragédias e catástrofes, trabalha de forma preventiva. Não temos como fazer com que não aconteça, mas podemos minimizar trazer a instrução necessária para que cause menos danos possíveis. Por fim, o Bombeiro Civil tem como finalidade na prevenção a incêndios o papel de orientar.
𝗤𝘂𝗮𝗶𝘀 𝘀ã𝗼 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗱𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱ã𝗼 𝗽𝗿𝗲𝗰𝗶𝘀𝗮 𝘁𝗲𝗿 𝗲𝗺 𝘂𝗺 𝗰𝗮𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝗰ê𝗻𝗱𝗶𝗼, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗿 𝘀𝘂𝗮 𝘃𝗶𝗱𝗮?
Primeiramente analisar a cena e procurar um abrigo saindo totalmente fora do foco. Com sua vida preservada fazer contato com 193 (Bombeiros).

*Estagiária Agência AB.