Sindspef realiza semana especial sobre segurança no trabalho

Thiago Moreira Cunha/Foto: Divulgação

Sindicato irá apresentar lives especiais sobre o tema a partir de segunda, 26. O primeiro convidado é o Engenheiro do Trabalho Thiago Moreira Cunha, que nos concedeu uma entrevista

*Por Priscila Dias

A partir da próxima semana, de 26 a 30 de abril, sempre às 17 horas na página do Facebook e no canal do YouTube, o Sindspef irá realizar lives especiais com o tema “Semana de medicina e prevenção contra acidentes do trabalho”, com quem entende do assunto, encerrando a campanha Abril Verde 2021 promovida pelo sindicato.

O objetivo é esclarecer dúvidas das pessoas sobre a importância deste segmento, e como vem se desenvolvendo este trabalho no país ao longo dos anos, com avanços e carências que ainda precisam ser sanadas na área.

Os convidados falarão sobre Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), estresse no trabalho, prevenção contra incêndio e métodos de prevenção contra acidentes do trabalho. E quem inicia essa semana super especial é Thiago Moreira Cunha, engenheiro de segurança do trabalho, que nos concedeu uma entrevista. Ele nos adiantou um pouco de sua live na próxima segunda (26), sobre os cuidados que se deve ter dentro de um local de trabalho, para que a segurança de todos seja prioridade.

Como surgiu essa profissão e quais são os benefícios para empresa e o trabalhador?

Surgiu na década de 70, o Brasil foi campeão mundial em acidente de trabalho e em resposta o governo em 1977 se pronunciou a nível internacional, criando então as normas  regulamentadoras, definindo a segurança do trabalho como profissão, vindo numa crescente, priorizando assim a segurança do colaborador, reduzindo o índice de acidentes, pois quando um trabalhador se acidenta, nunca é sozinho, pois a família sofre junto com o acidentado, resguardando-os. No caso para a empresa, a vantagem é na redução dos casos de absenteísmo, reduzindo os índices e garantindo uma maior produtividade, horas homens trabalhadas com maior eficiência.

Que tipos de programa a empresa na qual você trabalha desenvolve para a prevenção de acidentes?

Existe um conjunto de ações como o PGR (programa de gerenciamento de risco) sendo essa uma nova norma, tendo uma maior abrangência no controle dos riscos, tendo também um acompanhamento de saúde ocupacional, onde o médico avalia a saúde do trabalhador, criando nexo causal em diferentes doenças ocupacionais, existe também o plano de gerenciamento de resíduos, controlando resíduos e a relação de acidentes , além de monitorar os acidentes com material perfuro cortantes e o programa de proteção radiológica.

É importante o uso dos equipamentos de proteção individual. Em um caso de acidente, mesmo com todos os cuidados, existe dentro desse programa algum treinamento para evacuação além dos programas já desenvolvidos? Como funciona em um caso como esse?

Temos os treinamentos de atuação, treinamento sobre rotas de fuga, treinamento sobre princípio de incêndio, orientando os colaboradores sobre os casos de acidente. Os colaboradores são bem cientes, caso aconteça, mesmo usando equipamento de proteção individual (que serve para minimizar as sequelas do acidente) e não para prevenir. Eles estão orientados a procurar o Rh, dando suporte sobre afastamento, passando por avaliação médica.

*Estagiária Agência AB.

Câmara aprova lei que prioriza profissionais da Educação e de Segurança na vacinação contra covid-19
A política nacional de saúde do trabalhador e a pandemia