Câmara aprova lei que prioriza profissionais da Educação e de Segurança na vacinação contra covid-19

Plenário/Foto: Reprodução TV Câmara

Projeto de Lei 06/2021, de autoria da vereadora Priscilla Canedo, foi aprovado por 19 votos a 2

Ontem (21), numa sessão tumultuada, que tinha tudo para ser tranquila, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 06/2021, de autoria da vereadora Prisicilla Canedo (PT) que prioriza os trabalhadores da Educação e da Segurança no programa de imunização do município.

Isso é uma ótima notícia que chega em boa hora. Mas vale ressaltar que essa iniciativa local se junta à orientação federal, através do Ministério da Saúde, de incluir de imediato trabalhadores da área de segurança no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19.

Orientação essa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde distribuída aos entes federativos no Ofício de Nº 57/2021/SVS/MS publicado já em 12 de março.

Este sindicato, alertou, sinalizou isso DUAS VEZES ao secretário de Saúde André Vargas que e até agora age como se não fosse com ele.

Ou seja: 𝙏𝙊𝘿𝙊𝙎 𝙊𝙎 𝙂𝙐𝘼𝙍𝘿𝘼𝙎 𝙅Á 𝙀𝙍𝘼𝙈 𝙋𝙍𝘼 𝙀𝙎𝙏𝘼𝙍 𝙑𝘼𝘾𝙄𝙉𝘼𝘿𝙊𝙎!

Em relação aos profissionais da Educação, a iniciativa da vereadora Priscilla Canedo, em coautoria com os colegas oposicionistas e governistas, Prof. Josemar (PSOL), Romario Regis (PCdoB), Juan Oliveira (PL), Glauber Poubel (PSD), Pablo da Água (PT) e Felipe Guarany (PRTB), também vai de encontro à lei semelhante aprovada na Assembleia Legislativa do Rio em 11 de março e sancionada pelo governador em exercício Cláudio Castro (PSC).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), então, elaborou calendário único de vacinação já com a nova diretriz de inclusão dos profissionais de segurança e de educação nos grupos prioritários que começou no início de abril, mas a Secretaria de Saúde de São Gonçalo não aderiu, diferentemente de outros municípios.

Esperamos que o município se harmonize e se alinhe com o Estado e municípios vizinhos no esforço de imunização desses profissionais, na esperança de que o governo federal apresse a aquisição de vacinas o quanto antes para que toda a população seja imunizada.

Ficar refém de políticas de diminuição de danos só potencializa desentendimento, revolta e indisposição entre as pessoas. E o que precisamos agora é de empatia e união num esforço conjunto para superarmos essa crise, a pior de toda a nossa história.

A propósito: o resultado da votação foi de 19 votos favoráveis e 2 votos contra a Lei de priorização dos profissionais de Educação e da Segurança no programa de vacinação contra a covid-19.

Agora a lei aprovada pelos vereadores depende da sanção do prefeito Capitão Nelson Ruas (PL).

Post anterior
Tribunal de Justiça retoma IRDR nesta quinta, 22
Próximo post
Sindspef realiza semana especial sobre segurança no trabalho 

Categorias