Aconteceu hoje (25/07/2022), na Secretaria de Saúde de São Gonçalo, a reunião entre o SINDSPEF-SG e a Coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Viviane dos Santos Oliveira, onde foi debatido assuntos relevantes:
1- A questão da pesquisa realizada pela Vigilância em Saúde do Trabalhador onde foi esclarecida a necessidade do levantamento de informações do perfil epidemiológico da categoria neste primeiro momento.
2- O SINDSPEF-SG coloca como base central para a construção de uma política pública eficiente na saúde do trabalhador a articulação com a sociedade civil organizada, sindicatos, associações, ONG’s, para pensar na melhor forma de solução de problemas referente a saúde do trabalhador, conforme preconiza a política nacional de saúde do trabalhador, a Portaria nº 1.823/2012.
3- O SINDSPEF-SG também coloca a questão da necessidade do programa procurar algumas outras coordenações, já instituídas no município, para buscar informações já levantadas e tabuladas para que o coordenação de saúde do trabalhador possa ter maiores informações sobre o que já foi levantado e apurado em São Gonçalo, como por exemplo o SESMT da Fundação de Saúde que é responsável pela Coordenação de Saúde e Medicina do Trabalhador da rede de Urgência e Emergência do Município.
Ambos concordam com a necessidade da IMPLEMENTAÇÃO IMEDIATA DA CISTT (Comissão Interna da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora), vinculada ao Conselho Municipal de Saúde como uma estratégia basilar para as discussões e avanços da política pública e saúde do trabalhador no município de São Gonçalo.
A reunião foi extremamente proveitosa, a Viviane se mostrou aberta as pautas do SINDSPEF-SG e foi colocado pela Coordenadora a necessidade do trabalho em conjunto com o sindicato para a construção da melhor estratégia para que a gente possa trabalhar de forma preventiva nos agrados de saúde do trabalhador, principalmente no âmbito do servidor da Prefeitura Municipal de São Gonçalo.
Neste primeiro momento, a Coordenadora Viviane realizará os levantamentos das informações do perfil epidemiológico dos trabalhadores vinculados à Prefeitura, para depois iniciar o levantamento dessas informações em empresas privadas.
Segue o link para a coleta das informações necessárias para o Programa de Saúde do Trabalhador: https://forms.gle/t8ZVtKSDqn3QxcAE9