1° Encontro de Enfermagem no HLP irá abordar saúde mental dos profissionais de saúde

Será realizada de 11 a 17 de maio o 1° Encontro de Enfermagem no Hospital Luiz Palmier. O evento, promovido e organizado pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo em parceria com servidores que atuam na área, é em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, e contará com diversas palestras que abordarão o tema a “Enfermagem, Saúde Mental e os dias atuais”.

A abertura do ciclo de palestras acontecerá neste sábado (11), às 8 horas, e contará com a presença do prefeito José Luiz Nanci, do secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes e outras autoridades do município.

– Vimos a necessidade de criar um espaço de discussão e reflexão sobre a saúde mental dos profissionais que atuam na área da saúde. Os casos de suicídio e depressão são assustadores dentro do campo da enfermagem aqui no município e em todo o país. Vamos discutir esse assunto de forma clara, ampla e corajosa – disse Flavia Medeiros,gerente de Enfermagem do HLP e uma das organizadoras do Encontro.

A programação, além das palestras, ainda prevê rodas de conversa e vivências voltadas para os profissionais da saúde com temas previamente estabelecidos que abordarão:

O papel do enfermeiro preceptor como referência na introdução a enfermagem;

O manejo do paciente somatizador; Relação empática;

Suicídio como atenção de emergência;

SAMU: resgate em tentativas de suicídio;

Suicídio x Trabalho;

Relacionamento interpessoal;

A dinâmica da regulação e seus desdobramentos; Estresse profissional;

A sensibilidade do olhar da liderança;

A reforma psiquiátrica e a política atual de saúde pública;

A importância dos serviços de saúde mental no município de São Gonçalo.

A programação é voltada para todos os profissionais da área de enfermagem e as inscrições serão feitas no Hospital Luiz Palmier, onde também acontecerão todas as atividades. Os interessados devem chegar antes do horário previsto para realizar o cadastro.

– A enfermagem é o maior corpo técnico de qualquer hospital. Estamos na ponta e as pessoas não tem dimensão das dificuldades que nós passamos no dia a dia e de como é difícil lidar com nossa emoção, com a emoção do paciente e do acompanhante. Essa semana é dedicada a cada profissional da Enfermagem que atua com dignidade, responsabilidade e que tem como maior objetivo fazer o bem para o paciente independente das condições, estrutura, salário. Enfim, é uma singela homenagem a esses bravos profissionais – finaliza Nivia Angélica, servidora e organizadora do Evento.

O 1° Encontro de Enfermagem tem o apoio do Sindspef-SG, Plano Amigo, Universo, Curso Santa Marta, CTEA, Curso Luna, PrimaVida e Mary Kay.

Assembleia Geral tem nova data
Assembleia ratifica novos membros da diretoria do Sindspef