Por: Íngrid Bianchini

O encontro deste início de mês com os membros da Comissão Elaboradora de apoio à Mesa de Negociação permanente junto ao Governo, aconteceu na sede do SINDSPEF e contou com a presença da Maria Josina da Rocha, Paulo Sérgio Rodrigues, Washington Telles, Ewerton Luiz de Souza e Pedro Rafael Paixão, juntamente com a Diretoria do SINDSPEF, a presidente Rosangela Coelho, Célia Pereira da Silva, secretária geral, Leonardo Amorim Concentino, Diretor da Valorização Profissional e o Advogado Alexandre Reinol.

Debates, análises e críticas movimentaram o encontro que tinha como foco o estudo e a finalização do projeto de lei que foi apresentado no último encontro da comissão pelos servidores Washington Telles, Paulo Sérgio Rodrigues e Pedro Rafael Paixão.

Algumas dúvidas e ideias foram moderadas e esclarecidas por Rosângela Coelho e Alexandre Reinol, contudo uma alteração foi realizada no texto deste projeto, aprovado por todos os presentes, pois como afirmou Rosangela “Temos que ser responsáveis nesta estrutura de criação, assegurando a vida financeira do servidor e da própria Prefeitura. Sabendo que levaremos uma proposta e estaremos abertos a estudar a contraproposta que certamente será apresentada ao SINDSPEF”.

A “Lei piloto”, referente à aposentadoria dos servidores públicos do município de São Gonçalo, será apresentada ao Governo, com data a definir. O texto em questão foi baseado em Leis que obtiveram êxito em outro município, sendo esta adaptada para a realidade dos servidores públicos Gonçalenses.

Há urgência nesta definição, pois são muitos os casos de aposentados que estão vendo sua aposentadoria cair. O assunto é delicado e crítico.

“O SINDSPEF, recebe essas causas, mas o tempo corre e infelizmente nem todos tem tanto tempo. Já ocorreu de um ex-servidor vir tentar auxílio no sindicato para a regularização de sua aposentadoria e uma semana depois recebemos a notícia que o aposentado faleceu, isso dói, somos humanos, nós, precisamos avançar.

Declarou Rosângela.

Os próximos passos desta negociação com o Governo Municipal e os estudos da Comissão Elaboradora na sede do sindicato, serão apresentados pelos canais oficiais do SINDSPEF: Site, Facebook e WhatsApp.