Movimento contra excessivo número de cargos comissionados toma corpo em SG

Movimento contra excessivo número de cargos comissionados toma corpo em SG
Não é novidade para ninguém que a prefeitura mantém um número injustificável de cargos comissionados na administração pública. A própria administração reconheceu isso em 2011 e firmou um acordo com o Ministério Público (MP) para, além de reduzir os cargos em comissão, realizar concurso público e assim preencher as vagas em aberto.
O concurso foi realizado – embora muitos servidores ainda esperam nomeação – mas pouco foi feito em relação aos cargos comissionados na atividade-fim que, por lei, deve ser exercido apenas pelo funcionalismo efetivo.
A prefeitura, para burlar o Ministério Público que marca em cima, criou uma série de nomenclaturas para nomear à vontade seus protegidos políticos. E tome sub-diretor disso, subdiretor daquilo, e assim a máquina inchada segue sem oferecer segurança aos seus funcionários comprometendo negativamente a qualidade dos serviços prestados.
O Sindspef, junto com o MP, trabalha para mudar essa realidade. Primeiro no combate ao assédio moral contra servidores efetivos e depois pela conscientização gradual, tanto de parlamentares como de membros do executivo, para o preenchimento das funções por funcionários concursados.
Da audiência pública histórica sobre assédio moral na Câmara, realizada no dia 04 de março, chegou-se a um consenso entre sindicato, MP e parlamentares no sentido de se fazer aprovar uma lei específica para coibir o assédio moral na administração. Dos representantes da prefeitura, a garantia de rediscussão de uma lei que, agora sim seja aprovada e sancionada pelo prefeito. A lei do vereador Armando Marins, como sabemos, foi vetada pelo executivo.
Além dos efeitos negativos na prestação de serviços, como mencionado anteriormente, a permanência dos cargos em comissão em grande número agora ameaça a própria existência do instituto de previdência dos servidores, o Ipasg. Com a relação aproximada de 2 servidores em cargos de comissão para 1 efetivo, o Ipasg em 2030 estaria descoberto por falta de contribuição regular, ou seja, deixaria de pagar aposentadorias.
E não é só isso. Os cargos comissionados do jeito que estão inviabilizam qualquer iniciativa de valorização do servidor efetivo, aumento de salários e cumprimento do plano de carreira em sua totalidade.
Felizmente alguns vereadores vem se posicionando a favor dos servidores efetivos e contra a farra dos cargos em comissão. No final de maio o vereador Marco Rodrigues (PSD) alertou os seus colegas para o inchaço da folha de pagamentos que estaria no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Dudu do Catarina (SDD), em entrevista ao Jornal Daki, corroborou Rodrigues e lembrou do acordo da prefeitura com o MP que não foi cumprido. Salários de julho estariam ameaçados.
Mudar uma cultura enraizada há décadas no município não é fácil. Mas as coisas mudam, a sociedade está mais exigente cobrando melhores serviços públicos. A política e os seus representantes forçosamente devem seguir essa tendência. E é uma questão de bom senso valorizar os servidores efetivos desta cidade que são os únicos capazes de atender esses anseios da população.
Post anterior
Em assembleia, servidores decidem reivindicar reajuste de 20% mais 8% de perdas
Próximo post
Metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho, aponta pesquisa

Categorias