Você Sabia? No Brasil, a cada 38 minutos morre um homem com câncer de próstata

A próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, com um formato oval, do tamanho de uma noz e se situa logo abaixo da bexiga, que possui a função de produzir esperma.

Na fase inicial, o homem que possui câncer de próstata, não apresenta nenhum sintoma. Dessa forma, quando alguns sinais começam a aparecer, o tumor já se encontra em estágio avançado e os principais sintomas passam a ser dores ao urinar, sangue na urina, sangue no sêmen, entre outros.

Existem diversos fatores que podem influenciar no diagnóstico de câncer de próstata como o histórico familiar, a obesidade. Além disso, homens negros possuem maior incidência em possuir a doença.

Só existe uma maneira de conquistar a cura do câncer de próstata: com o diagnóstico precoce e a melhor maneira de conseguir isso é o homem tomar iniciativa e procurar um urologista.

Mas não são todos os homens que têm a necessidade de se preocupar com o câncer de próstata. A Sociedade Americana de Urologia recomenda que o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico, conhecido como exame PSA, seja realizado todos os anos por homens entre 45 a 50 anos. Mas isso não impede que homens mais novos ou mais velhos não possam realizar para garantir o diagnóstico precoce.

Outro exame, capaz de identificar o câncer de próstata é temido pelos homens, por conta da cultura machista que vivemos, exame este chamado de toque retal.

A campanha Novembro Azul conscientiza a população masculina sobre mudança de hábitos e atitudes a respeito da saúde de seu corpo para evitar o câncer de próstata. Mas a campanha atinge também mulheres, para que possam falar com seu próximo (avô, pai, filho, esposo, namorado, etc) sobre a necessidade de fazer o exame PSA ou toque retal.

© 2025 SINDSPEF-SG 
CNPJ 05.208.698/0001-59
Todos os direitos reservados.