Diversas são as medidas que devem ser tomadas quando se trata de saúde e segurança do trabalho. Hoje, vamos destacar cinco delas.
Limpeza e organização do local de trabalho: Levar em consideração uma maior atenção a erros relativamente comuns, como um ambiente desorganizado ou o tumulto de muitos colaboradores aglomerados em ritmo frenético com a intensidade da jornada de trabalho, pode ser fundamental na prevenção de acidentes.
Aumentar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI): O fornecimento gratuito das EPI’s para os funcionários é de responsabilidade da empresa, para que eles possam realizar suas tarefas com segurança. Porém, os colaboradores também possuem suas responsabilidades, que é a de zelar e utilizar adequadamente cada equipamento.
Comunicar os incidentes para não virarem acidentes: Quando pequenos incidentes não são tratados adequadamente ou avisados precocemente, eles podem se transformar em grandes acidentes. Quando algo fora do normal ocorre, deve ser comunicado imediatamente aos superiores e, em particular, ao departamento responsável pela segurança do trabalho.
Atualizar a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA): O papel principal desta comissão é manter a segurança no local de trabalho, estabelecer as políticas da empresa e monitorar sua eficácia e conformidade. É fundamental as empresas integrantes da CIPA se atualizarem para que seu trabalho seja efetivo de acordo com a legislação vigente.
Recusar máquinas que apresentem mau funcionamento: Máquinas e equipamentos com datas de validade vencidas são vulneráveis a falhas na operação, o que pode levar a acidentes mais graves. Quando um problema desse é detectado, é necessário notificar os responsáveis para que os equipamentos em questão sejam monitorados e substituídos.
Fonte: Beta Educação.